Brasileira se torna a 1ª empresária da América latina a receber o Prêmio WEConnect International

Atualizado: 9 de Ago de 2019


Aos 45 anos, Mônica Schimenes, fundadora e CEO da MCM Brand Group, recebeu o Prêmio WEConnect International Women’s Business Enterprise (WEB) – oferecido a mulheres que comandam e/ou gerenciam empresas de sucesso.


A cerimônia de premiação acontecerá no dia 01 de abril de 2019, nos Estados Unidos, em Washington, DC, e contará com a presença de 200 participantes, entre eles estarão líderes de grandes companhias e corporações, que buscam expandir as oportunidades do mercado para empresas compostas, em grande parte, por mulheres.

Esta será a terceira edição do evento de gala WEConnect International, no qual será celebrado o seu 10º aniversário, e contará com apresentação do secretário geral adjunto das Nações Unidas, Cristian Saunders. Durante a última década, a instituição vem trabalhando intensamente para fornecer cada vez mais oportunidades para empresas de propriedade de mulheres em todo o mundo. Dentro desta proposta, a rede global escolheu Mônica Schimenes, fundadora e CEO da MCM Brand Group, para receber o Prêmio Women’s Business Enterprise (WEB), sendo a primeira mulher selecionada na América Latina. Este ano, a empresária será a única premiada como destaque internacional, uma vez que, nas edições anteriores, mais de uma pessoa foi convidada. Esta escolha fez-se com base em sua trajetória profissional, que contempla 21 anos de experiência, neste ano, em gerenciamento de marketing, comunicação, eventos e, principalmente, por sua grande empatia por inclusão, diversidade, empoderamento e acessibilidade.

O quadro de funcionários da MCM Brand Group é, atualmente, 65% composto por mulheres, 32% LGBTI+, 19% afrodescendentes autodeclarados e 16% pessoas com mais de 40 anos. Além de surpreender pelas porcentagens de inclusão em sua equipe, a agência também impressiona por apresentar um aumento de 200% em faturamento nos últimos 3 anos, mesmo em um cenário economicamente instável. Em 2018, teve um total de 124 projetos atendidos e, somente em janeiro de 2019, 55 projetos em desenvolvimento.

A estratégia que resultou no crescimento apresentado acima fez-se com base nos seguintes aspectos: aposta em contratos de longo prazo e relacionamentos de longa duração, com foco em up selling, participação ativa em fóruns e iniciativas de diversidade e inclusão nos últimos anos, criando relações estratégicas, acesso e oportunidades de negócios junto a grandes corporações. “Comprar a parte do meu único sócio na agência, que completa 21 anos agora em 2019, foi um grande desafio que enfrentei lá no início para tornar-me a única empreendedora da MCM. Levantar um montante considerável para a época e criar fluxo de caixa suficiente para cumprir o acordo, implicava em novas parcerias e desenvolvimento técnico”, pontua Schimenes. “Além de fazer parte do programa Integrare, que deu-me a oportunidade de participar de mais processos de concorrência junto a grandes companhias, tornei-me uma empresa WEConnect, fazendo com que eu conseguisse ampliar mais ainda meus relacionamentos estratégicos, além de me inspirar para buscar melhores práticas”, conclui.


Inclusão social e empoderamento feminino são temas que, nos últimos anos, vem ganhando cada vez mais destaque na mídia online e impressa, devido a força de movimentos como LGBTI+, feminismo, entre outros. No entanto, estes aspectos estão sendo cada vez mais utilizados nos projetos atendidos pela MCM Brand Group, assim como implementado internamente com seus colaboradores. “Acho muito importante e aplico no meu dia a dia como pessoa e empresária a luta pela maior participação das mulheres nas cadeias de valor global há muitos anos”, enfatiza Schimenes.

Muito além de um prêmio, a conquista de Mônica Schimenes representa o reconhecimento da garra e da sagacidade da mulher empreendedora que, por sua vez, consegue inserir causas ligadas a diversidade e inclusão em sua equipe de atuação profissional, contribuindo assim para a formação de cidadãos mais engajados e conscientes de seus papéis individuais e coletivos na sociedade.



http://bit.ly/MCM_Empoderadxs_PremioWeConnect


0 visualização