PRIMEIRA EMPRESÁRIA DA AMÉRICA LATINA A RECEBER O PRÊMIO WECONNECT INTERNATIONAL

Atualizado: 9 de Ago de 2019


Aos 45 anos, Mônica Schimenes, fundadora e CEO da MCM Brand Group, consagra-se como a primeira empresária da América Latina a receber o Prêmio WEConnect International Women’s Business Enterprise (WEB) – oferecido a mulheres que comandam e/ou gerenciam empresas de sucesso. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 01 de abril de 2019, nos Estados Unidos, em Washington, DC, e contará com a presença de 200 participantes, entre eles estarão líderes de grandes companhias e corporações, que buscam expandir as oportunidades do mercado para empresas compostas, em grande parte, por mulheres.


Esta será a terceira edição do evento de gala WEConnect International, no qual será celebrado o seu 10º aniversário, e contará com apresentação do secretário geral adjunto das Nações Unidas, Christian Saunders. Durante a última década, a instituição vem trabalhando intensamente para fornecer cada vez mais oportunidades para empresas de propriedade de mulheres em todo o mundo. Dentro desta proposta, a rede global escolheu Mônica Schimenes, fundadora e CEO da MCM Brand Group, para receber o Prêmio Women’s Business Enterprise (WEB), sendo a primeira mulher selecionada na América Latina. Este ano, a empresária será a única premiada como destaque internacional, uma vez que, nas edições anteriores, mais de uma pessoa foi convidada. Esta escolha fez-se com base em sua trajetória profissional, que contempla 21 anos de experiência, neste ano, em gerenciamento de marketing, comunicação, eventos e, principalmente, por sua grande empatia por inclusão, diversidade, empoderamento e acessibilidade.


O quadro de funcionários da MCM Brand Group é, atualmente, 65% composto por mulheres, 32% LGBTI+, 19% afrodescendentes autodeclarados e 16% pessoas com mais de 40 anos. Além de surpreender pelas porcentagens de inclusão em sua equipe, a agência também impressiona por apresentar um aumento de 200% em faturamento nos últimos 3 anos, mesmo em um cenário economicamente instável. Em 2018, teve um total de 124 projetos atendidos e, somente em janeiro de 2019, são 55 projetos em desenvolvimento.

A estratégia que resultou no crescimento apresentado acima fez-se com base nos seguintes aspectos: aposta em contratos de longo prazo e relacionamentos de longa duração, com foco em up selling, participação ativa em fóruns e iniciativas de diversidade e inclusão nos últimos anos, criando relações estratégicas, acesso e oportunidades de negócios junto a grandes corporações. “Comprar a parte do meu único sócio na agência, que completa 21 anos agora em 2019, foi um grande desafio que enfrentei lá no início para tornar-me a única empreendedora da MCM. Levantar um montante considerável para a época e criar fluxo de caixa suficiente para cumprir o acordo, implicava em novas parcerias e desenvolvimento técnico”, pontua Schimenes. “Além de fazer parte do programa Integrare, que deu-me a oportunidade de participar de mais processos de concorrência junto a grandes companhias, tornei-me uma empresa WEConnect, fazendo com que eu conseguisse ampliar mais ainda meus relacionamentos estratégicos, além de me inspirar para buscar melhores práticas”, conclui.


Inclusão social e empoderamento feminino são temas que, nos últimos anos, vem ganhando cada vez mais destaque na mídia online e impressa, devido a força de movimentos como LGBTI+, feminismo, entre outros. No entanto, estes aspectos estão sendo cada vez mais utilizados nos projetos atendidos pela MCM Brand Group, assim como implementado internamente com seus colaboradores. “Acho muito importante e aplico no meu dia a dia como pessoa e empresária a luta pela maior participação das mulheres nas cadeias de valor global há muitos anos”, enfatiza Schimenes.


Muito além de um prêmio, a conquista de Mônica Schimenes representa o reconhecimento da garra e da sagacidade da mulher empreendedora que, por sua vez, consegue inserir causas ligadas a diversidade e inclusão em sua equipe de atuação profissional, contribuindo assim para a formação de cidadãos mais engajados e conscientes de seus papéis individuais e coletivos na sociedade.


Sobre a MCM Brand Group


Fundada em 1997, a MCM Brand Group é um grupo de comunicação integrada e atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com diversidade e inclusão, que possui qualificação para atender grandes corporações em suas metas de compliance. Atualmente, a empresa conta com um amplo portfólio, que mescla eventos corporativos ou de marketing, ativações, campanhas digitais, social media, entre diversos outros serviços. Algumas das empresas atendidas são IBM, BASF, Dell, Stefanini, Nextel, Dell, Red Hat, Monsanto, Mizuno, Unilever, entre outros.


*Mônica Schimenes, 45 anos, formada em Comunicação Social – Relações Públicas, pela Fundação Cásper Líbero, é fundadora e CEO da MCM Brand Group, grupo de comunicação integrada e atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com a diversidade e inclusão. A empresária contempla mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de marketing, comunicação e eventos, conquistou um portfólio sólido de clientes e importantes relacionamentos institucionais. Pelo programa SEBRAE no Pódio, foi para Londres, onde qualificou o seu negócio internacionalmente, para atender eventos de grande porte. Esse legado foi espalhado no Brasil, com parte do Comitê de Equidade Racial e de Gênero para as Olimpíadas Rio 2016. Em 2017, conseguiu elevar a empresa graças ao Programa de Mentoria para Fornecedores de Diversidade da Monsanto, pelo qual foram selecionados. Durante todos esses anos de caminhada, Schimenes se associou e fez parcerias com diversas ONGs, como a Integrare (Centro de Integração de Negócios), Sebrae no Pódio, WeConnect International (empreendedorismo feminino – mulheres e empreendedoras pelo mundo inteiro), Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Em 2018, Mônica realizou duas importantes palestras, uma delas foi na I Conferência Regional sobre a diversidade e inclusão de fornecedores para a América Latina e Chile – do WEConnect International – e a outra no Evento de Celebração da assinatura BASF com os compromissos da ONU Mulheres. Para este ano, a empresária terá participação no She2B, programa de desenvolvimento de fornecedoras da P&G e WEConnect International. Alguns dos clientes atendidos em sua empresa são: IBM Brasil, Stefanini, Red Hat, BASF, Nextel, Dell, Monsanto, Mizuno, Unilever, entre outros.



http://bit.ly/MCM_BizBrazil_PremioWeConnect

0 visualização

© Copyright 2020  -

Feito com amor por MCM Brand Experience.