Você tem um time forte e capaz de fazer do seu negócio um case de sucesso?


O sucesso de uma empresa depende de vários fatores, eu poderia trazer aqui uma enorme lista, mas quero dar destaque para um ponto que ainda é o calcanhar de Aquiles de muitas empresas: a formação do time.


Você considera o seu time forte e capaz de superar expectativas?


O sucesso é algo subjetivo, mas todos temos uma ideia de onde queremos chegar na vida pessoal e profissional. Quando fundei a minha empresa, a MCM, logo percebi que para atingir os objetivos que havia traçado para o futuro da empresa, era preciso estar cercada de pessoas que assim como eu, fossem engajadas e com propósitos claros. As pessoas são múltiplas e isso é algo que sempre valorizei em minha trajetória, mas quando falamos de time, é preciso acharmos um ponto em comum para que os esforços não sejam em vão. O que quero dizer é que precisamos caminhar todos na mesma direção.


E como conseguimos isso?


· Identifique e valorize os diferentes talentos dentro da sua equipe. Não adianta esperar grandes resultados de alguém que não faz o que ama, essa pessoa pode até cumprir suas demandas, mas dificilmente ela irá além das expectativas.


· Observe se existe confiança entre os membros da equipe e se há um clima agradável de trabalho. Quando eu confio nas pessoas que estão à minha volta, eu me permito experimentar, falar, ser mais participativo e isso, é o que gera um ambiente mais agradável de se estar e consequentemente mais produtivo.


· Quanto você investe no seu time? Quando você contrata uma pessoa, você está investindo naquele talento, você aposta nessa relação na espera de resultados. Esse investimento não precisa ser inicialmente apenas, você pode pensar em maneiras de criar estruturas que permitam que essa pessoa cresça durante sua trajetória. Você pode, por exemplo, investir em treinamentos, no bem-estar físico e mental, dar autonomia, criar espaços para que este colaborador fale de suas dores e quem sabe assim, identificar maneiras de sua empresa ajudá-lo.


· Avalie e permita-se ser avaliado. O feedback é parte importante dessa caminhada rumo ao sucesso, além de motivar a equipe, ele proporciona uma aprendizagem contínua por apontar novas e mais produtivas maneiras de se fazer algo. Todos saem ganhando ao dar e receber feedbacks.


· Quais os valores da sua empresa? Já faz um tempo que os talentos procuram trabalhar em lugares que compartilhem dos mesmos valores que eles quando falamos de causas sociais e ambientais, afinal, por que trabalhar para uma empresa que vai contra os meus princípios? Traga essas e outras questões para serem discutidas com o seu time, deixe que eles apontem temas e pontos de melhoria dentro da empresa, uma equipe formada por pessoas que vestem a camisa do time, só tem a ganhar.


E como dito acima, você precisa ter objetivos e metas claras. Como líder, uma de suas funções é delegar tarefas mas, você se comunica de forma clara e objetiva com o seu time? Esse assunto “dá pano pra manga” então vou deixar para falar sobre ele no meu próximo artigo.





Até lá”

0 visualização