top of page

Arte e Cultura: Como elas podem transformar a sua forma de liderar.


Se você pesquisar agora no Google quais são as habilidades necessárias para ser um bom líder, você vai encontrar páginas e mais páginas falando sobre o assunto. Fiz essa pesquisa e me deparei com muita informação técnica e algumas páginas até com um conteúdo voltado para o desenvolvimento pessoal mas, não encontrei um material que falasse da importância que tem o conhecimento artístico e cultural na vida de um líder.


Pensamento crítico, empatia, responsabilidade e flexibilidade são alguns dos pontos que precisamos trabalhar se quisermos ser um grande líder. Em minha trajetória, busquei desenvolver todas essas competências para mais que liderar, eu queria ser um bom exemplo para aqueles à minha volta, mas foi o meu conhecimento em música que me fez ir além.


“A música é poderosa. Enquanto as pessoas a ouvem, podem ser afetadas. As pessoas respondem”

- Ray Charles


Vou usar a música como exemplo pois é algo que está dentro de mim e que sempre fez parte da minha vida e da minha família. Quando uma música te toca, significa que de alguma forma aquela melodia ou aquela letra alcançou um lugar dentro de você que em um ambiente corporativo por exemplo, somos treinados para “esconder”, afinal, um líder não pode demonstrar sensibilidade, pois isso pode soar como fraqueza, é isso que dizem por aí, um grande equívoco.


Precisamos entender que por trás de todo grande líder existe um ser múltiplo e capaz de, assim como todo mundo, sentir medo, alegria, se emocionar. E quando nos voltamos para as expressões artísticas e culturais, percebemos que por vezes deixamos de lado toda essa sensibilidade que pode nos ajudar na forma como nos relacionamos com o outro, e ser líder é principalmente saber se relacionar com o seu time.


Em minhas palestras faço o uso da música para contar a minha história e a resposta do público é imediata, vejo eles se emocionarem e interagirem com a música, cantando e às vezes até dançando.


Essa é uma das habilidade que pude desenvolver ao longo da vida mas existem tantas outras formas de expressão cultural e artística que podem te ajudar a ir além. Olha o poder do teatro por exemplo, ele pode te ajudar a perder a timidez, estimular o corpo, conhecer pessoas de outros ciclos sociais e promover o autoconhecimento.


Se você nunca olhou para a arte e para a cultura como ferramentas de desenvolvimento para a sua vida profissional e pessoal, chegou o momento. Em minhas redes sociais dou dicas e compartilho a minha trajetória para que outros líderes, assim como eu, possam se desenvolver e atingir seus objetivos, conte comigo.

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page