top of page

Cultura Organizacional: Quem é você no mercado?

Você já teve o sonho de fazer algo que pudesse realmente mudar a vida de uma pessoa ou transformar projetos em realidade?


Eu tive esse sonho e a 25 anos atrás fundei a MCM Brand Group. E desde então, fomos nos posicionando no mercado, fortalecendo nossos pilares e apostando naquilo que a gente acreditava, e isso tem um nome, chama-se Cultura Organizacional.

Você sabe o que ela é?

Chamada também de Cultura Empresarial ou Corporativa, a definição destes termos seria: Como a sua empresa se comporta diante clientes e parceiros e como ela conduz os negócios.

Engana-se quem pensa que a base


de uma Cultura Organizacional é apenas criar regras. As práticas no dia a dia da empresa são o que molda e fortalece uma cultura. O que eu quero dizer é, não adianta sua empresa se posicionar no mercado a favor das causas ambientais enquanto vocês produzem grande quantidade de lixo e não fazem coleta seletiva, por exemplo.

Para começar ou melhor estruturar a cultura dentro da sua empresa, você precisa responder a três perguntas:

  • Qual a sua missão?

  • Quais são os seus valores?

  • Quais são os seus objetivos?



Com essas respostas em mãos, você pode começar a estruturar essa cultura tendo em vista algumas especificações para que ela tenha a “cara” da sua empresa, afinal, essa cultura é o que vai te representar diante ao mercado. E quais são essas especificações?

  • Costumes: Dê atenção aos costumes que já vem sendo praticados e observe o que pode ser melhorado.

  • Rotina: Vise o aperfeiçoamento das atividades exercidas.

  • Eventos: Amplie o calendário de eventos para aproximar e fortalecer ainda mais as parcerias entre colaboradores.

  • Comunicação: Garanta a comunicação entre setores e pessoas.

  • Feedback: Crie o hábito de dar feedbacks, eles permitem que seus colaboradores e que as lideranças possam evoluir constantemente.

Eu sempre digo em minhas mentorias e palestras que quando um colaborador sabe da sua importância para a empresa e


que quando ele se identifica com os valores da organização, é mais fácil pensar nos próximos passos e desenvolver as nossas estratégias para sermos mais competitivos no mercado.

A Cultura Organizacional é a diferença entre estar preparado para o futuro e apenas deixar as coisas acontecerem. Você desenvolve capital humano e promove ambientes mais acolhedores, que respeitam a diversidade e que valorizam os talentos dentro da empresa e tudo isso, reflete em sua marca. Lembre-se que o público não quer apenas consumir o seu produto ou serviço, eles querem se identificar com você.


3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page